terça-feira, 7 de abril de 2009

Algo sobre a cultura. "Quê!? TV Cultura? O que tem aquela porcaria!?"

A população brasileira atônita em frente à TV. Ora, final de "novela das oito" ou "show da virada" é tudo que brasileiro gosta. Somos felizes assim. Para nós, a REDE GLOBO sempre é líder de audiência por apresentar programações, há anos constantes, mas que sempre nos surpreende. Nem parece que somos o país da corrupção ou do analfabetismo. Mas parece que somos o país do futebol e do carnaval. Estranho, não?
10:00h.Terça-feira. Todos ligados na Globo. É o dia sagrado do "Paredão do BBB". "Ora, esse Bial fica enrolando a gente!". A decisão. O grito de uns; o choro de outros. "Não, ela saiu! Tsc, caramba...". O jornalista Pedro Bial, referência a todos os estudantes de jornalismo, disse quem saiu da casa. "Pega! Essa desgraçada saiu! Era muito falsa!". Depois, para relaxar, damos "aquela espiadinha" porque somos filho de Deus, ora.
O Big Brother Brasil, que encerrou hoje a sua 9ª edição (NONA, ah, e daí?), realmente, é a fábrica de dinheiro da TV Globo. É a "menina dos olhos" de toda peça publicitária. Tudo é milimetricamente pensado para dita. Os humanos que conseguem entrar na "casa mais famosa do Brasil" viram meros peões (coitados?) movidos pelo capital da empresa que "der mais" para ver a sua marca estampada nas fantasias dos participantes, ou até mesmo, o que ficou evidente na dita "prova do líder" da reta final da nona edição: Usou-se uma super cola, colaram os finalistas de cabeça para baixo e, numa espécie de tirolesa, jogaram-os de lá para comprovar a eficácia do produto. Uau, presenciamos um laboratório de testes ao vivo e a cores. "Que aflição aquela prova, vistes?". Imaginem as cifras só daquela prova. Será que foi mais que o extraordinário valor pago pelo programa ao vencedor, um milhão de reais? Ou foi mais que isso?(Possível?)
Ah, gostamos de ver as "pessoas escolhidas ao acaso, sem nenhum critério racial, sexual e financeiro", como são as que entram no BBB (ou não?). Adoramos a periodicidade do programa. Sabemos de cor o dia que toca o "temido" Big Fone. Ah, e também decoramos o site para votação gratuita ou, para os mais burgueses (ou para os miseráveis que se endividam para o bem do programa e da sua própria consciência por ter a indiscutível certeza de estar eliminando da casa uma pessoa "que merece", porque sabem que quem manda no programa são eles, não havendo nenhuma interferência do diretor) que já gravaram o número para votar.
Ah, o pay-per-view... Que qualidade! "Não é essas porcarias de Discovery Channel". Muito mais interessante assistir ao dia-a-dia de seres humanos que, por exemplo, ouvir uma notícia na CNN ou, pior ainda, ler um livro. "Credo!". Usam-se do argumento-dúvida "O que eles vão fazer dentro dessa casa rodeada de câmeras por todos os lados?". Como se a qualquer momento, tendo a assinatura da transmissão 24h, saisse uma descoberta científica a cada meia hora. "Ah, mas pode sim..."- dizem alguns.
E o que falar das discussões que tanto mexem com nossas emoções. Quanto mais tensão dentro da casa, melhor. "Aí que eu faço questão de ver!". Nosso lado sádico é muito bem aproveitado pela cabeça pensante que produz o BBB: a produção.
Enfim, BBBmaníacos, não se sintam retraídos por defenderem as suas posições em assistirem ao Big Brother; afinal você é que tem o controle remoto (ou o dedo indicador, aos menos favorecidos) para mudar de canal a hora que quiser.
"Ah, mas pra que mudar de canal se a Globo é a melhor emissora brasileira? Parece doido, eu hein!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário