segunda-feira, 2 de março de 2009

A hipocrisia nossa de cada dia

O Brasil apresenta problemas sócioeconômicos tão graves que sua população, seguindo o rótulo do “jeitinho brasileiro”, tenta distanciar-se desesperadamente, visando àquela vida que lhe é sugerida em telenovelas e afins. A galhofa, recheio dos principais meios de entretenimento hoje, está tão disseminada que não é difícil encontrá-la nos, até então incorrompíveis, setores sociais: Igreja, família e trabalho. O que antes era “brincadeirinha de criança”, hoje mentir vem se tornando um pré-requisito para ter-se “vida sócioeconômica” plena.
O curioso disso é que boa parcela dos brasileiros não notam a absurda proposta de vida que os "meios culturais” tentam vender. Verdade seja dita: muitos querem galgar ao “American way of life”, propositalmente imposto pela mídia. E isso implica, obviamente, no uso da hipocrisia, o quesito primeiro deste estilo de vida. Com isso, a população incorpora-a ao dia-a-dia, corroendo o seu senso crítico, algo que o cidadão, sobretudo o brasileiro inconformado com o descaso que o país lhe assiste, deveria preservar.
Outro uso que se pode conferir à hipocrisia, esse mais visível que o anterior, é relacionando-a a um “colete à prova de balas”, no qual o usuário protege-se da verdade a qual está sujeito diariamente, como miséria, violência e descaso do governo, por visar à uma aparente melhoria em sua qualidade de vida. Esse modo hipócrita de encarar a realidade resulta no esperado pelas autoridades políticas: a “acomodação” social.
No entanto, os frutos aparecem, e sempre para pior, logicamente. Tragédias familiares, padres pedófilos, corrupção no Congresso Nacional, preconceito de todos os tipos, entre outros, retratam as tristes conseqüências que, surpreendentemente, não conseguem apagar esse vício tão bem tecido na população. A hipocrisia é um costume brasileiro tão bem reforçado pelos órgãos estatais que, além de necessário, é prioridade na vida de qualquer cidadão hoje.

Um comentário:

  1. Excelente crítica. De fato, assustos relacionados à hipocrisia são instigantes ao meu ver. E tu não deixaste a desejar!

    ResponderExcluir